Nota de pesar Nega Pataxó

Nota de pesar Nega Pataxó

É com imenso pesar que a Assessoria Cirandas vem prestar condolências diante do falecimento de uma das mais respeitadas lideranças indígenas da etnia Pataxó Hã-hã-hãe, a Mãe Pataxó, Maria Fátima Muniz de Andrade, carinhosamente conhecida como Nega Pataxó. Ela não era apenas uma Majé (feminino de pajé) da nossa comunidade, mas um farol de sabedoria, resistência e amor.

Em fevereiro de 2023, tivemos a honra de ser recebidos em Caramuru Paraguacu pela Tia Maya e Majé Nega Pataxó, durante nossa caravana para o mapeamento das brincadeiras tradicionais, que integram o Projeto Ciranda do Brincar. A lembrança daqueles momentos se tornaram ainda mais preciosos agora, ao observarmos a maneira como Nega Pataxó interagia com as crianças, tanto as envolvidas no projeto quanto as da comunidade, sempre com um olhar atento e cheio de cuidado.

Nega Pataxó nos ensinou a importância de ouvir os não ditos, de observar as sutilezas da natureza e de celebrar a alegria pura das crianças. Sua sabedoria e conexão com as tradições ancestrais eram fontes inesgotáveis de aprendizado e inspiração para todos nós.

Recebemos a notícia de seu falecimento com grande tristeza e uma profunda sensação de perda. A indagação sobre o papel do Estado diante de tragédias anunciadas ecoa em nossos corações, reforçando a urgência de políticas de proteção e valorização dos povos indígenas.

Ontem, Nega Pataxó foi sepultada em seu território, sob o pé de Baobá, um símbolo de resistência e força. Seu legado e suas lutas pela retomada dos territórios indígenas no sul da Bahia continuarão a ecoar e a inspirar gerações.

Neste momento de dor, a Assessoria Cirandas estende suas mais sinceras condolências à Tia Maya Muniz, à família, aos amigos e a toda a comunidade indígena Pataxó Hã-hã-hãe, assim como a outros povos originários que compartilham a mesma luta.

Que os responsáveis pela sua morte sejam responsabilizados, que território e suas lideranças possa ser protegidos de qualquer ataque e a memória e o espírito de Nega Pataxó permaneçam conosco, guiando nossos passos na contínua busca pela garantia e defesa do território. Que os encantados conforte o coração de todos aqueles que sentem sua falta e que sua jornada continue a ser uma fonte de inspiração e força para nós.